Tipo de texto e gênero textual

De acordo com Luiz Antônio Marcuschi, renomado linguista brasileiro, tipo textual ou tipologia textual é “uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)”. Nesse sentido, os textos são agrupados em cinco categorias, classes, seguindo aspectos linguísticos e gramaticais:

  • narração
  • descrição
  • argumentação
  • exposição
  • injunção

Para Marcuschi, cada um desses tipos de textos, embora seja categorizado segundo a intencionalidade comunicativa, apresenta propriedades linguísticas marcantes e não é influenciado pelo contexto das interlocuções. Assim, tais textos são diferenciados tanto pelos aspectos gramaticais, como o uso de tempos verbais, de construções frasais e de vocabulário, quanto pela sua estrutura, que caracteriza cada tipo.

Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais são constituídos na enunciação, nas relações sociais, cumprindo funções em situações comunicativas. Marcuschi define gênero textual como “uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica”. Nesse aspecto, é percebido que o gênero textual se efetiva nas relações sociocomunicativas e, por conseguinte, como tais relações são inúmeras, inúmeros também serão os gêneros textuais.

Enquanto os tipos textuais têm propriedades intrínsecas, imutáveis, os gêneros textuais estão envolvidos por fatores históricos, determinado pelas questões culturais, tecnológicas e sociais.

Situações sociais de uso

Tipos de texto

Capacidades de linguagens dominantes

Gêneros orais e escritos

Cultura literária ficcional

Narrar

Contar uma história

Ficcional coerente.

conto maravilhoso

fábula

lenda

narrativa de aventura

narrativa de ficção científica

narrativa de enigma

narrativa mítica

biografia romanceada

romance

romance histórico

novela fantástica

conto

crônica literária

adivinha

piada

etc.

Documentação e memorização das ações humanas

Relatar

Contar fatos ou experiências vividas, situando-as no tempo e no espaço

relato de experiência vivida

relato de viagem

diário íntimo

testemunho

caso

autobiografia

curriculum vitae

notícia

reportagem

crônica social

crônica esportiva

relato histórico

ensaio ou perfil biográfico

biografia

etc.

Discussão de problemas sociais controversos

Argumentar

Expressar opinião, utilizando argumentos para defender um ponto de vista e convencer o interlocutor.

texto de opinião

diálogo argumentativo

carta de leitor

carta de reclamação

carta de solicitação

debate deliberativo

debate regrado

assembleia

discurso de defesa (advocacia)

discurso de acusação (advocacia)

resenha crítica

artigos de opinião ou assinados

editorial

ensaio

etc.

Transmissão e construção de saberes

Expor

Apresentar diferentes formas do conhecimento

texto expositivo (em livro didático)

exposição oral

seminário

conferência

comunicação oral

palestra

entrevista de especialista

verbete

artigo enciclopédico

tomada de notas

resumo de textos expositivos e explicativos

resenha

relatório científico

relatório oral de experiência

etc.

Instruções e prescrições

Instruir

Orientar comportamentos

instruções de montagem

receita

regulamento

regras de jogo

instruções de uso

comandos diversos

textos prescritivos

etc.

Fonte: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012, p.37

Referências Bibliográficas:

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

FARIAS, Sandra A. L. Silveira. Gêneros textuais em livros didáticos: uma análise de duas coleções do ensino médio. Dissertação (Dissertação de Mestrado em Letras) – UFBA. Salvador, 2013.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012.


QUESTÕES DO ENEM SOBRE TIPO DE TEXTO E GÊNEROS LITERÁRIOS

Vídeos

Acesse o simulador de notas de corte do Sisu