Professor Jailton

O seu site de Língua Portuguesa

Biblioteca

Acesse as obras do PAS/UnB e dos mais diversos vestibulares do Brasil.

Acesse

Provas Vestibulares

Acesse provas do PAS/UnB, do vestibular da UnB, do ENEM e de várias universidades.

Acesse

Concursos Públicos

Veja os concursos abertos, provas e questões de língua portuguesa cobradas em diversos concursos.

Acesse

Vídeos

Acesse o meu canal no Youtube com vídeos sobre obras literárias e atividades escolares realizadas.

Acesse

Total de 2.097 vagas está destinada aos candidatos que farão a 3ª etapa. O período de inscrições será entre 1° e 21 de outubro

O Cespe/UnB divulgou os editais das três etapas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB).

Os estudantes que se inscreverem na 3ª etapa do Subprograma 2011 vão concorrer a 2.097 vagas em 98 cursos de graduação dos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. A Universidade oferece, a partir de 2014, um novo curso de graduação no campus Darcy Ribeiro: Ciência da Computação - Noturno (Bacharelado).

 

Avaliação dos candidatos é feita com a Teoria da Resposta ao Item,
por isso não é possível saber sua nota apenas pelo número de itens certos (Foto: Reprodução/Instagram)

Fonte: EBC (http://www.ebc.com.br/educacao/2013/10/como-calcular-a-nota-do-enem)

A metodologia de correção utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo estatístico, o valor de cada uma das questões vai variar de acordo com o percentual de acertos e erros de estudantes naquele item. Ou seja: um item que teve alto índice de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos na composição da nota final. Já o estudante que acertar uma questão que teve um alto índice de erros ganhará mais pontos pelo item.

Por essa razão, não é possível calcular qual foi a sua nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota o nível de dificuldade de cada questão. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.


Como é corrigida a redação do Enem

Também não é possível comparar o número de acertos nas provas de diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo: se um aluno acerta a mesma quantidade de itens nas provas de matemática e ciências humanas, não significa que a pontuação obtida será igual. Isso porque o nível de dificuldade de cada prova e dos diferentes itens que a compõe afetam esse cálculo final.

Esse cálculo complexo é feito pelo próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e os resultados finais serão divulgados em 28 de dezembro. Diferentemente dos vestibulares tradicionais, no Enem não existe uma pontuação máxima e mínima que o participante pode atingir - com exceção da redação, que não é corrigida pela TRI e cuja nota varia de 0 a 1000.

Para saber se foi bem na prova, o estudante deverá comparar seu desempenho em uma escala construída pelo Inep com as notas mínimas e máximas obtidas pelos participantes. Essa escala só será divulgada junto com os resultados finais. Em 2012, as notas dos candidatos em ciências humanas variaram entre 295,6 e 874,9 pontos. Na prova de ciências da natureza, a nota máxima foi 864,9 e a mínima 303,1. Em matemática, a pontuação mínima foi 277,2 e a máxima 955,2. Em linguagens, a nota mais alta foi 817,9 pontos e a menor 295,2 pontos.

Guia lembra que o texto da redação é dissertativo-argumentativo.
Gracinhas na prova, como receitas e hinos de time, levarão nota zero.

Agencia Brasil - 06/04/2014

Há dez anos, a estudante Natália Maria Machado ingressava na Universidade de Brasília (UnB), no curso de ciências sociais. Ela foi uma das primeiras a entrar na universidade pelas cotas raciais. O primeiro vestibular com reserva de 20% das vagas para estudantes negros foi realizado em junho de 2004. Mais de 4 mil estudantes se inscreveram na seleção para concorrer pelo sistema de cotas e, das 392 vagas destinadas aos candidatos negros, 378 foram ocupadas. Atualmente, dos 35.785 alunos da universidade, 3.401 ingressaram pela política de cotas raciais.

Estão disponibilizados, neste sítio, os arquivos referentes aos Diários de Classe do Centro Interescolar de Línguas – CIL, Educação de Jovens e Adultos – EJA, Ensino Médio, Ensino Fundamental – Anos/Séries Finais, Educação Infantil, Ensino Médio – Semestralidade e Ensino Fundamental – Anos Iniciais do exercício 2013.

Galeria 

Redes Socials

Template Settings
Select color sample for all parameters
Red Green Blue Gray
Background Color
Text Color
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Scroll to top